O que é erro de limiter?

Apresentamos o "erro limitador" do AI Mastering.

O que é "erro de limiter"?

"Limiter error" é o erro de som causado pelo processo de limitação do AI Mastering.

Geralmente, se a pressão do som for elevada demais com o limitador, o som será distorcido, mas o erro do limitador expressará quantitativamente essa distorção. Ele é projetado com base em psicoacústica para que se aproxime do sentido humano quanto possível. A unidade é dB. Se o erro do limitador for de 1 dB ou menos, você não poderá ouvir a diferença.

A figura é simplificada, mas na verdade ela é calculada de uma maneira um pouco mais complicada.

Erro do limitador

Causa da ocorrência de "erro limitador"

A causa do erro do limitador é que a forma de onda é distorcida como resultado da tentativa de aproximar a pressão sonora da pressão sonora alvo, limitando o pico da forma de onda a menos que o teto, limitando o processamento.

Existem alguns sons que são distorcidos e à prova de distorção com limitação. Se a distorção é fácil depende do limitador, mas no caso do AI Mastering, os instrumentos de percussão são difíceis de distorcer, os graves, perto das ondas senoidais, os sons sustentados são fáceis de distorcer .

Dicas para não gerar "erro de limiter"

Diminuir a pressão sonora alvo

Diminuir a pressão do som alvo torna mais fácil reduzir o erro do limitador. Este é o melhor quando você pode diminuir a pressão do som.

"Modo de teto" está definido como "pico"

Na masterização personalizada do AI Mastering, você pode escolher se deseja limitar com base no True Peak ou no pico normal usando a opção Modo Teto .

Como ele suprime o pico de forma mais conservadora com base no True Peak, o teto diminui e o erro do limitador tende a ocorrer.

Ao definir o "Modo teto" para "Pico" , o erro do limitador pode ser reduzido. Em vez disso, é mais provável que seja distorcido pela compactação com perdas.

Pico baixo pequeno

O baixo é um som agudo de baixa frequência perto da onda senoidal, por isso é fácil distorcer no limitador.

Embora não esteja limitado ao AI Mastering, se você usar um simulador de amplificador, etc., para aumentar os harmônicos dos graves , poderá reduzir o pico, mantendo o volume audível. Em vez disso, a qualidade do som muda.

Eu não me importo que o "erro do limitador" seja grande

Há casos musicalmente aceitáveis e inaceitáveis em que ocorre "erro limitador".

Por exemplo, o som dos graves é temporariamente muito grande e o pico aparece, então se você diminuir o som do baixo em geral, ocorrerá um "erro de limiter", mas eu acho que é musicalmente aceitável.

Por outro lado, penso que não é musicalmente aceitável no caso de distorcê-lo, forçando a supressão do pico de base na mesma situação.

"Se não houver erro limitador ocorreu, não há nenhum problema" é estabelecido (pelo menos, embora seja projetado para ser estabelecido), "Há um problema se um erro limitador ocorreu" não está estabelecido .

Então, é também uma mão que você não se importa que o "erro do limitador" seja grande se você ouvir com seus ouvidos e não tiver nenhum problema.

Plano de melhoria "Espectrograma de erro do limitador"

"Um erro de limiter" exibido pelo AI Mastering é a média de toda a fonte de som. Na realidade, o "erro de limiter" local difere para cada vez e banda.
Se houver algo como um espectrograma de "erro de limiter", você pode ver em que horário e em qual banda "erro de limiter" está ocorrendo, você pode facilmente identificar a causa.

Está sob consideração.

Resumo

Nós introduzimos sobre o "erro limitador" do AI Mastering.